FREQUÊNCIA DE CONSUMO DE FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS ENTRE UNIVERSITÁRIOS SEGUNDO ESTILO ALIMENTAR E ANO LETIVO

BEATRIZ MAJELLA BINATO; LARYSSA RODRIGUES FERREIRA; JULIA CAMPOS MONTEIRO; ROBSON MOURA DE OLIVEIRA JUNIOR

Apresentador(es): BEATRIZ MAJELLA BINATO

Orientador(es): ANA PAULA FERNANDES GOMES


Área temática: NUTRIÇÃO

Modalidade de apresentação: SESSÃO DE PÔSTER

Bolsa: IC/UNIRIO


Resumo

Vegetarianos e não vegetarianos se distinguem principalmente pela limitação no consumo de um ou mais tipos de alimentos de origem animal; no entanto, outras diferenças podem caracterizar seus hábitos alimentares. Independentemente do estilo alimentar, todos devem apresentar um consumo adequado de frutas, legumes e verduras (FLV), recomendado pela Organização Mundial da Saúde, de pelo menos cinco porções diárias. O objetivo é analisar a frequência de consumo de FLV em universitários, segundo o estilo alimentar e o ano letivo. Trata-se de um estudo transversal com graduandos do 5º período, do curso integral de Nutrição, de uma universidade federal do Rio de Janeiro, entre 2018 e 2023. Verificou-se a frequência de consumo de FLV em um registro alimentar de dia da semana, classificando-o segundo a recomendação de 5 ou mais porções diárias, em frequências absolutas e percentuais, tendo sido realizadas análises bivariadas pelos testes de Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher. Em seguida, testou-se a normalidade dos dados pelos testes Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk e analisou-se as medianas (mínimo – máximo) de frequência de consumo de FLV, segundo o estilo alimentar e o ano letivo pelo teste de Mann-Whitney. As análises foram realizadas no software SPSS e o nível de significância 5%. O estudo faz parte do projeto de pesquisa “Aspectos demográficos, psicossociais, clínicos, nutricionais e de estilo de vida em pessoas jovens”, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob parecer no 6.851.919. Foram analisados os dados de 282 graduandos, em sua maioria do sexo feminino (88,3%); da raça branca (62,2%); com idade até 24 anos (77,3%); entre os anos 2022 e 2023 (49,6%); eutróficos, segundo o Índice de Massa Corporal (67,4%), contudo, 32,6% apresentavam algum desvio nutricional, sendo mais prevalente entre eles o excesso de peso (22,8%). Quanto ao estilo alimentar, o vegetarianismo foi praticado por uma minoria (12,1%) e mostrou associação positiva com o consumo ≥5 porções de FLV/dia (32,4% x 67,6%; p=0,016). A mediana da frequência de consumo diária para o total de graduandos (3,25 (0 – 27)) foi menor do que a recomendação e pôde-se confirmar a tendência dos vegetarianos consumirem FLV em maior frequência (4,26 (1 – 27)) do que os não vegetarianos (3,13 (0 – 13)), verificando-se diferença significativa apenas para o total por grupo (p = 0,005), mas não por ano letivo. Os resultados do presente estudo evidenciam que a frequência de consumo de FLV entre universitários mostrou-se inferior à recomendação mínima de 5 porções diárias, especialmente entre os não vegetarianos, que representam a maioria dos discentes, e que o estilo alimentar vegetariano esteve associado a uma maior frequência de consumo de FLV. Diante do exposto, ressalta-se a necessidade de fortalecer estratégias de promoção da alimentação saudável no ambiente universitário, de modo a estimular maior adesão às recomendações nutricionais de FLV, sobretudo entre os alunos não vegetarianos.

Bibliografia

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf.Acesso em: 13 set. 2025 HARGREAVES, S. M.; ARAÚJO, W. M. C.; NAKANO, E. Y.; ZANDONADI, R. P. Brazilian vegetarians diet quality markers and comparison with the general population: a nationwide cross-sectional study. PLoS ONE, San Francisco, v. 15, n. 5, e0232954, 2020. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0232954. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Healthy diet. Geneva: WHO, 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/healthy-diet. Acesso em: 13 set. 2025.

Palavras-chave

universidades alimentos in natura dieta vegetariana
Voltar